Brindes Corporativos: Como Planejar Esta Estratégia da Melhor Maneira

Brindes corporativos são uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes que você os aprecia de uma forma genuína. Se bem feitos, os presentes corporativos proporcionam um excelente retorno sobre o investimento, fortalecendo os relacionamentos que levam a mais negócios sustentados.

Isso porque os brindes corporativos fazem com que seus clientes sintam que você se importa com eles, que você pensa neles e que valoriza seu relacionamento com eles. Esse é o legado de um grande presente. 

Por um lado, isso significa que você precisa refletir um pouco sobre sua estratégia de presentes corporativos – o que significa pensar além do calendário de parede e das canetas de marca.

Então, como planejar esta estratégia?

Existem alguns “ingredientes-chave” para um grande presente corporativo. Por isso, siga-os e você estará no caminho certo para escolher um presente corporativo que envia a seus clientes exatamente a mensagem certa. Veja!

Não é sobre você

Um presente de marca como a tradicional caneta ou o calendário de parede é realmente o presenteador pedindo um favor ao presenteado: “Você poderia pendurar este calendário com o logotipo da minha empresa em sua parede para que seus clientes o vejam?”

Dar um brinde corporativo não é sobre você, é sobre seu cliente. O presente deve ser relevante e útil para ele, como canecas personalizadas, squeezes, pen drives…

Ou seja, deve mostrar-lhes que você valoriza o seu negócio e que você coloca o pensamento em algo único para eles. Faça isso direito e eles pensarão em você e em sua empresa toda vez que usarem o item.

Dê um toque pessoal

Cada aspecto do seu presente deve demonstrar consideração, desde a embalagem até a mensagem. Considere embalagens exclusivas que garantam que seu presente atraia a atenção antes mesmo de ser aberto.

Certifique-se de incluir uma mensagem personalizada – manuscrita, se possível – para demonstrar que seu cliente está recebendo uma mensagem e um presente que foi cuidadosamente adaptado a eles, em vez de comprar um presente em massa, roteirizar uma mensagem uniforme e enviar o mesmo presente a toda lista de clientes. 

Um toque pessoal para um presente corporativo é ainda mais distinto em uma era cada vez mais digital.

Não pense a curto prazo

Resista ao desejo de planejar uma chamada de vendas logo após enviar um presente. Você não quer que seu cliente sinta que está tentando comprar o negócio dele.

Em vez disso, concentre-se em desenvolver a boa vontade ao longo do tempo para que os brindes corporativos se encaixem em uma estratégia mais ampla de envolvimento do cliente. 

Isso significa reservar um tempo para reconhecer quando uma ligação ou e-mail oportuno, sem vendas, para desejar boas festas, parabenizá-los em um aniversário de empresa ou elogiar seu novo site pode ajudar muito a mostrar aos seus clientes que você se preocupa e valorizá-los além da venda rápida.

Um tamanho nem sempre serve para todos

Dependendo do seu setor, seus clientes e o presente, pode ser perfeitamente adequado dar a todos os seus clientes o mesmo presente. Mas, em vez de usar essa abordagem automaticamente, considere uma abordagem alternativa que enfoque de alto potencial.

Pensando nisso, talvez seja melhor pensar mais em um número menor de presentes para seus clientes de alto impacto, em vez de enviar o mesmo presente para toda a sua lista de clientes, incluindo clientes que provavelmente não serão clientes habituais.

E um fator importante: independentemente da abordagem adotada, verifique se os registros do cliente estão atualizados, pois todo o seu pensamento pode ser desfeito se você enviar o presente para um escritório que seu cliente desocupou há meses, ou se você enviar o presente para um funcionário que não trabalha mais lá. 

Por isso, faça uma revisão de sua lista de clientes antes de enviar brindes para certificar-se de ter endereços de correspondência, nomes e ortografia corretos. Você se agradecerá ao longo do ano por incorporar esse esforço à sua estratégia de presentes corporativos.

Você não está sozinho

Ficou perplexo por ideias de presentes ou como melhor usar presentes corporativos para melhorar as relações com os clientes? Você não está sozinho! Entre em contato com empresas especializadas em brindes corporativos e de clientes/embalagens de presentes para obter ideias que garantam uma estratégia de brindes corporativos de sucesso. 

Esses especialistas podem não apenas ajudá-lo a encontrar grandes sugestões para presentes. Eles também podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre evitar a temida caneta de marca e também garantir que a marca e a mensagem da sua empresa estejam presentes na embalagem que você escolher, na mensagem incluída e em outros elementos em cada presente personalizado.